Ela foi aluna monitora nos anos de 2007 (Memórias em Rede) e 2008 (Nossa Escola tem História). Colaborou muuuuuuito e deixou muitas saudades!!! Participou ativamente nos dois anos e fez história dentro do Projeto do aluno-monitor do Álvares.
Contou como está sua vida hoje, dois anos após sua saída do Álvares.
Fiquei muito feliz com todas as novidades e recebi dela uma relato (por escrito) que não podia deixar de publicar no blog da nossa escola e no blog do Projeto "Minha Escola é Notícia".
As palavras dela, pessoalmente e por escrito, motivam a continuidade do meu trabalho!
A Gessica é um exemplo de como o projeto pode mudar o olhar do aluno e suas perspectivas de vida.
Profª. Rosana - POIE (Profª. Orientadora de Informática Educativa)
Leia o relato completo aqui ou no Portal da Prefeitura de São Paulo no link abaixo:
RELATO DE UMA EX-ALUNA MONITORA (no blog do Projeto "Minha Escola é Notícia" de SME)
Eu tenho saudades!
Olá pessoal!
Nossa... quanto tempo sem escrever para vocês!
Estou morrendo de saudades de TUDO, e de TODOS; hoje estou aqui para contar à vocês como eu estou e como o Projeto do Aluno Monitor mudou minha vida...
Bom, já se passaram 2 anos que eu estou fora do Projeto do Aluno Monitor; pois me formei no final de 2008. Participei em 2007, do “Memórias em Rede” e em 2008 do “Minha Escola tem História”. Tenho muita saudade de tudo que eu fazia neste projeto, dos amigos que fiz aqui, também monitores.
2007 foi o começo de tudo, eu e meus amigos tínhamos as noções básicas de como ser um aluno monitor, não era como hoje em dia que o pessoal, já tem noção de como é ser um aluno monitor, o que se deve fazer, ou seja eles tem uma base muito grande, através de nossos relatos que foram publicados no site, de alguns vídeos e etc.
Nossa, no começo tudo é complicado e novo! Muita coisa que nós tivemos que aprender que os novos alunos monitores hoje já sabem muito bem, porque no começo ninguém conhecia, ninguém sabia o que fazer e como fazer, para que servia, entre outros.
O que eu tenho para falar para vocês que para mim 2007 foi o melhor ano, porque foi nele que eu adquiri muitas experiências tanto profissionais, como pessoais.
Eu adoro escrever então tudo o que se passava no dia que eu ia ajudar na sala de informática, eu contava tudo o que tinha acontecido no blog como, por exemplo, se nos tivéssemos nos reunidos para falar sobre o projeto, falava de alguns problemas que tínhamos, como problemas técnicos para abrir os e-mails no decorrer das aulas, alguns alunos esqueciam suas senhas e nós tínhamos que refazer novamente, entre outros assuntos e postava no site, assim os outros colegas liam, o quanto era gratificante ser um aluno monitor, e também para motivar outros que entravam no site só para dar aquela espiadinha. Esse ano de 2007, será inesquecível na minha vida, porque foi onde tudo começou...Esse é um pequeno trecho de um texto que eu fiz no final do ano de 2007:
“Nós sempre iremos recordar os bons momentos que passamos juntos nessa escola sensacional que é o Álvares de Azevedo, pois ela será sempre uma escola inesquecível para todos nós que participamos e formamos o grupo de alunos-monitores de 2007!”
Agora vou falar para vocês um pouquinho do ano de 2008, que eu também continuei no projeto como aluna monitora, e que infelizmente foi o ano da despedida, porque eu estava na 8ª série, e consequentemente em 2009, não estaria mais participando do projeto.
Ah, esse ano tão perfeitinho, (risos), perfeitinho eu digo, porque já tínhamos a base de quase tudo, foi um ano ótimo de se trabalhar com o projeto, porque já sabíamos como era, e também era ótimo mostrar aos novos alunos monitores o projeto em si, mas não pense que as coisas eram fáceis, porque não era, novas pessoas, diversas novas experiências, eu aprendi muito e muito mais, há um trecho novamente de um dos meus textos de 2008 que mostra como era um pouquinho do nosso cotidiano:
“A Professora Rosana organizou uma reunião com os pais dos alunos-monitores para explicar como seria o projeto, quais os horários que seus filhos iriam ter que vir fora do horário regular de aula para poder estar auxiliando no projeto. Na semana seguinte, começamos a participar do projeto, seguindo uma escala, onde cada um teve o seu dia certo para vir auxiliar de 1ª a 4ª série e um dia comum, às quartas-feiras, para formação.
O trabalho foi mais fácil com as 3ªs. e 4ªs. séries, o problema foi maior com as 1ªs. e 2ªs. séries, porque eles mal sabiam segurar o mouse e foi um pouco complicado ensiná-los, mas com o tempo eles aprenderam...”
Eu lembro desse dia como se fosse hoje, foi bem legal essa experiência com as crianças, era maravilhosamente gratificante isso, ver que elas um dia poderão ser alunos monitores (risos).
Bom pessoal, como eu havia falado, se passaram 2 anos e ontem eu passei na escola para visitar a minha antiga sala e a Profª. Rosana... Hoje, resolvi deixar aqui meu depoimento (bem pequeno, rsrsrsrs) no blog da escola (que conheci ontem) e matar a saudade de falar desse projeto maravilhoso que foi na minha vida e compartilhar com vocês a minha saudade e voltar um pouquinho no tempo, é tão bom fazer isso às vezes...
Como está minha vida hoje???
Hoje em dia eu ainda estou namorando com uma pessoa maravilhosa que era aluno monitor também, o Vinícius Henrique Lobo. Nos conhecemos em 2007, mas ele começou a participar do projeto em 2008, ou seja, eu que o ensinei sobre o projeto (risos), estamos juntos a 4 anos! Quando nos casarmos voltarei para contar à vocês (risos).
E, vocês nem imaginam, hoje eu trabalho fazendo as mesmas coisas que eu fazia no aluno monitor, numa escola da rede estadual, a diferença é que o projeto se chama “Acessa Escola” e é um estágio, ou seja, eu recebo um salário por isso. Na minha sala há 20 computadores e eu a monitoro sozinha, mas não é nada comparável ao PROJETO DO ALUNO MONITOR!
Beijos e obrigada pela atenção!
EU JURO! ESTOU MORRENDO DE SAUDADES!
Ass: Gessica dos Santos Bezerra, ex-aluna monitora, da escola EMEF Álvares de Azevedo, nos anos 2007 e 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário